Services
Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN
Abstract
ESPERIDIAO, Elizabeth and MUNARI, Denize Bouttelet. Olhos e ouvidos atentos: fragmentos de discursos sobre a formação do enfermeiro.. In: BRAZILIAN NURSING COMMUNICATION SYMPOSIUM, 8., 2002, São Paulo. Proceedings online... Escola de Enfermagem de Riberão Preto - USP, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100005&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 26 Apr. 2024.
A condição de docente nos permite avaliar que a formação do enfermeiro, influenciada pelo paradigma cartesiano, permanece voltada para a capacitação de profissionais, essencialmente, pela qualificação técnica, favorecendo a separação entre a esfera pessoal e a profissional que habita o futuro enfermeiro. Com vistas a repensar essa problemática e amparadas na abordagem holística, procuramos vivenciar a educação integral, cuidando não somente do restrito sentido da competência técnica, mas preparando pessoas integradas naquilo que fazem. O presente estudo objetiva analisar os discursos de alunos de enfermagem sobre sua formação. Foram entrevistados 21 alunos, cujas falas foram submetidas à análise de conteúdo e sistematizadas em duas categorias: "Holismo só na teoria" e "A trama dos sentimentos". Os acadêmicos percebem a formação fragmentada e voltada para os conhecimentos técnicos científicos, privilegiando especialmente as necessidades das pessoas que vão assistir. A dimensão pessoal e os sentimentos que experimentam ao longo do curso são relegados ao segundo plano ou desconsiderados ao longo desse processo. Ao concluirmos esta pesquisa, tornamo-nos mais convictos da necessidade das Escolas de Enfermagem repensarem a formação de seus alunos, a fim de se tornarem pessoas integrais e integradas no exercício profissional.
Keywords : enfermagem; educação em enfermagem; recursos humanos; holismo.