8, v.1The male nursing student: his meaning for university undergraduatesCommunication with educational videos in the detection of breast cancer author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ESPERIDIAO, Elizabeth and MUNARI, Denize Bouttelet. Olhos e ouvidos atentos: fragmentos de discursos sobre a formação do enfermeiro. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100005&lng=en&nrm=iso> .

A condição de docente nos permite avaliar que a formação do enfermeiro, influenciada pelo paradigma cartesiano, permanece voltada para a capacitação de profissionais, essencialmente, pela qualificação técnica, favorecendo a separação entre a esfera pessoal e a profissional que habita o futuro enfermeiro. Com vistas a repensar essa problemática e amparadas na abordagem holística, procuramos vivenciar a educação integral, cuidando não somente do restrito sentido da competência técnica, mas preparando pessoas integradas naquilo que fazem. O presente estudo objetiva analisar os discursos de alunos de enfermagem sobre sua formação. Foram entrevistados 21 alunos, cujas falas foram submetidas à análise de conteúdo e sistematizadas em duas categorias: "Holismo só na teoria" e "A trama dos sentimentos". Os acadêmicos percebem a formação fragmentada e voltada para os conhecimentos técnicos científicos, privilegiando especialmente as necessidades das pessoas que vão assistir. A dimensão pessoal e os sentimentos que experimentam ao longo do curso são relegados ao segundo plano ou desconsiderados ao longo desse processo. Ao concluirmos esta pesquisa, tornamo-nos mais convictos da necessidade das Escolas de Enfermagem repensarem a formação de seus alunos, a fim de se tornarem pessoas integrais e integradas no exercício profissional.

Keywords : enfermagem; educação em enfermagem; recursos humanos; holismo.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese