8, v.1The male nursing student: his meaning for university undergraduatesCommunication with educational videos in the detection of breast cancer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería
SIBRACEN


Resumen

ESPERIDIAO, Elizabeth y MUNARI, Denize Bouttelet. Olhos e ouvidos atentos: fragmentos de discursos sobre a formação do enfermeiro. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 25 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100005&lng=es&nrm=iso> .

A condição de docente nos permite avaliar que a formação do enfermeiro, influenciada pelo paradigma cartesiano, permanece voltada para a capacitação de profissionais, essencialmente, pela qualificação técnica, favorecendo a separação entre a esfera pessoal e a profissional que habita o futuro enfermeiro. Com vistas a repensar essa problemática e amparadas na abordagem holística, procuramos vivenciar a educação integral, cuidando não somente do restrito sentido da competência técnica, mas preparando pessoas integradas naquilo que fazem. O presente estudo objetiva analisar os discursos de alunos de enfermagem sobre sua formação. Foram entrevistados 21 alunos, cujas falas foram submetidas à análise de conteúdo e sistematizadas em duas categorias: "Holismo só na teoria" e "A trama dos sentimentos". Os acadêmicos percebem a formação fragmentada e voltada para os conhecimentos técnicos científicos, privilegiando especialmente as necessidades das pessoas que vão assistir. A dimensão pessoal e os sentimentos que experimentam ao longo do curso são relegados ao segundo plano ou desconsiderados ao longo desse processo. Ao concluirmos esta pesquisa, tornamo-nos mais convictos da necessidade das Escolas de Enfermagem repensarem a formação de seus alunos, a fim de se tornarem pessoas integrais e integradas no exercício profissional.

Palabras llave : enfermagem; educação em enfermagem; recursos humanos; holismo.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués