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Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN
Resumo
ESPERIDIAO, Elizabeth e MUNARI, Denize Bouttelet. Olhos e ouvidos atentos: fragmentos de discursos sobre a formação do enfermeiro. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100005&lng=pt&nrm=iso> .
A condição de docente nos permite avaliar que a formação do enfermeiro, influenciada pelo paradigma cartesiano, permanece voltada para a capacitação de profissionais, essencialmente, pela qualificação técnica, favorecendo a separação entre a esfera pessoal e a profissional que habita o futuro enfermeiro. Com vistas a repensar essa problemática e amparadas na abordagem holística, procuramos vivenciar a educação integral, cuidando não somente do restrito sentido da competência técnica, mas preparando pessoas integradas naquilo que fazem. O presente estudo objetiva analisar os discursos de alunos de enfermagem sobre sua formação. Foram entrevistados 21 alunos, cujas falas foram submetidas à análise de conteúdo e sistematizadas em duas categorias: "Holismo só na teoria" e "A trama dos sentimentos". Os acadêmicos percebem a formação fragmentada e voltada para os conhecimentos técnicos científicos, privilegiando especialmente as necessidades das pessoas que vão assistir. A dimensão pessoal e os sentimentos que experimentam ao longo do curso são relegados ao segundo plano ou desconsiderados ao longo desse processo. Ao concluirmos esta pesquisa, tornamo-nos mais convictos da necessidade das Escolas de Enfermagem repensarem a formação de seus alunos, a fim de se tornarem pessoas integrais e integradas no exercício profissional.
Palavras-chave : enfermagem; educação em enfermagem; recursos humanos; holismo.