8, v.1Trabalhando em grupo na pós-graduação: conciliando teoria e práticaRelato de experiência: terapia assistida por animais (TAA) - mais um recurso na comunicação entre paciente e enfermeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

FIGUEIREDO, Glória Lúcia Alves e MELLO, Débora Falleiros de. Comunicação em enfermagem no seguimento de crianças em atenção primária à saúde. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100008&lng=pt&nrm=iso> .

Este estudo descritivo exploratório tem como objetivo apresentar aspectos da comunicação de enfermagem na atenção primária à saúde da criança, tendo por base o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. O estudo empírico foi baseado em observação das atividades de enfermagem nos setores de vacinação, pré-consulta, pós-consulta e coleta de sangue para o teste do "pezinho" em duas unidades básicas de saúde de Franca-SP. De modo geral, as necessidades trazidas pelas mães não foram tomadas como problemas de saúde, havendo condução do atendimento e encadeamento da comunicação restrito aos procedimentos, seja na verificação de medidas antropométricas, entrega de medicamentos, teste do "pezinho" ou vacinação, entre outros. Depreendemos oportunidades perdidas de educação em saúde e que a interação enfermeiro-mãe-criança necessita ser construída com base em adequada comunicação, busca do autocuidado, da promoção da saúde e da qualidade de vida.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; enfermagem; comunicação.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português