8, v.1Experiment report: animal assisted therapy (AAT) - another resource in the communcation between patient and nurseThe family of neonates in ICU: is there communication with the nurses? author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

SPERANDIO, Dircelene Jussara and MARTINEZ EVORA, Yolanda Dora. Proposta para a implementação da sistematização da assistência de enfermagem em unidade de terapia semi-intensiva. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100010&lng=en&nrm=iso> .

A sistematização da assistência de enfermagem constitui um meio para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos, caracterizando sua prática profissional. Os enfermeiros têm sido sobrecarregados com atividades burocráticas, despendendo até 50% do seu tempo coletando, administrando e documentando informações. O exercício profissional é dificultado quando nos hospitais a relação enfermeiro/leitos ocupados é deficitária, ocasionando o desafio: administrar seu tempo realizando tarefas com qualidade. Este estudo realizou-se na Unidade de Terapia Semi-Intensiva em hospital filantrópico do interior de São Paulo, idealizando elaborar um instrumento para coleta de dados e prescrição de enfermagem proporcionando registro manual de forma individualizada, eficiente e rápida. A metodologia desenvolveu-se em duas etapas. Na primeira elaborou-se um instrumento utilizando uma base de dados de sinais e sintomas para o enfermeiro apenas sublinhar os dados detectados/observados. Na segunda, construiu-se uma lista de múltipla escolha (checklist) com intervenções de enfermagem possibilitando assinalar os itens necessários à prescrição a ser executada e indicando o horário adequado. O instrumento reduziu em 50% o tempo para elaborar a prescrição de enfermagem e proporcionou fácil utilização, garantindo elaborar o Processo de Enfermagem conforme binômio qualidade/redução no tempo de registro.O instrumento visa desenvolver futuramente um software para implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Keywords : enfermagem; processo de enfermagem; informatização.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese