8, v.1Proposal for implementation of the nursing process in semi-intensive therapyCommunication in the integrated curriculum of the nursing graduation course at the State University of Londrina author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

REIS, Juliana Dias, VETORELLI, Simone Pinheiro and VIEIRA, Maria Rita Rodrigues. Família do recém-nascido em UTI: há comunicação com o enfermeiro?. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100011&lng=en&nrm=iso> .

Visto que o profissional deve ter preparo na área da comunicação, pois há necessidade de clareza na transmissão da informação e interpretação das mensagens, nosso trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência da comunicação entre a enfermagem e a família do recém-nascido internado na UTI neonatal. A amostra se constituiu de 10 mães. A coleta de dados contou com entrevistas realizadas com mães de recém-nascidos. Os resultados foram abordados de maneira quantiqualitativa e demonstraram que a comunicação através de uma linguagem de fácil compreensão utilizada pelo enfermeiro, tais como: aspectos do estado de saúde de seu bebê, importância e incentivo na participação de cuidados básicos e do ambiente onde o bebê se encontra, de uma maneira geral foi deficiente.

Keywords : família; comunicação; UTI.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese