8, v.1Proposta para a implementação da sistematização da assistência de enfermagem em unidade de terapia semi-intensivaComunicação no currículo integrado do curso de graduação de enfermagem da Universidade Estadual Londrina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

REIS, Juliana Dias, VETORELLI, Simone Pinheiro e VIEIRA, Maria Rita Rodrigues. Família do recém-nascido em UTI: há comunicação com o enfermeiro?. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100011&lng=pt&nrm=iso> .

Visto que o profissional deve ter preparo na área da comunicação, pois há necessidade de clareza na transmissão da informação e interpretação das mensagens, nosso trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência da comunicação entre a enfermagem e a família do recém-nascido internado na UTI neonatal. A amostra se constituiu de 10 mães. A coleta de dados contou com entrevistas realizadas com mães de recém-nascidos. Os resultados foram abordados de maneira quantiqualitativa e demonstraram que a comunicação através de uma linguagem de fácil compreensão utilizada pelo enfermeiro, tais como: aspectos do estado de saúde de seu bebê, importância e incentivo na participação de cuidados básicos e do ambiente onde o bebê se encontra, de uma maneira geral foi deficiente.

Palavras-chave : família; comunicação; UTI.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português