8, v.1The family of neonates in ICU: is there communication with the nurses?Sociodemographic factors of women in the puerperium and their assimilation of group orientation author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

FONTES, Maria Cristina F., UTYAMA, Iwa Keiko Aida and RODRIGUES, Ines Gimenes. Comunicação no currículo integrado do curso de graduação de enfermagem da Universidade Estadual Londrina. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100012&lng=en&nrm=iso> .

A comunicação é a essência da vida e inerente ao ser humano. O enfermeiro na sua praxis estabelece as relações humanas através dos meios de comunicação. Desta forma, enquanto docentes de uma Instituição do ensino superior, valorizando este instrumento básico de enfermagem, vimos a necessidade de consultar os atores envolvidos no Currículo Integrado do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina e avaliar os tipos e a importância da comunicação utilizados nas disciplinas modulares, nos anos de 2000 e 2001. Observou-se que através da Pedagogia da Problematização os alunos têm utilizado a comunicação como um instrumento de humanização no cuidar.

Keywords : comunicação; ensino; enfermagem.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese