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Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería
SIBRACEN
Resumen
FONTES, Maria Cristina F., UTYAMA, Iwa Keiko Aida y RODRIGUES, Ines Gimenes. Comunicação no currículo integrado do curso de graduação de enfermagem da Universidade Estadual Londrina.. In: SIMPOSIO BRASILENO DE COMUNICACION EN ENFERMERIA, 8., 2002, San Pablo. Anales electrnicos... Escola de Enfermagem de Riberão Preto - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100012&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 14 Mayo. 2024.
A comunicação é a essência da vida e inerente ao ser humano. O enfermeiro na sua praxis estabelece as relações humanas através dos meios de comunicação. Desta forma, enquanto docentes de uma Instituição do ensino superior, valorizando este instrumento básico de enfermagem, vimos a necessidade de consultar os atores envolvidos no Currículo Integrado do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina e avaliar os tipos e a importância da comunicação utilizados nas disciplinas modulares, nos anos de 2000 e 2001. Observou-se que através da Pedagogia da Problematização os alunos têm utilizado a comunicação como um instrumento de humanização no cuidar.
Palabras llave : comunicação; ensino; enfermagem.