8, v.1The family of neonates in ICU: is there communication with the nurses?Sociodemographic factors of women in the puerperium and their assimilation of group orientation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería
SIBRACEN


Resumen

FONTES, Maria Cristina F., UTYAMA, Iwa Keiko Aida y RODRIGUES, Ines Gimenes. Comunicação no currículo integrado do curso de graduação de enfermagem da Universidade Estadual Londrina. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100012&lng=es&nrm=iso> .

A comunicação é a essência da vida e inerente ao ser humano. O enfermeiro na sua praxis estabelece as relações humanas através dos meios de comunicação. Desta forma, enquanto docentes de uma Instituição do ensino superior, valorizando este instrumento básico de enfermagem, vimos a necessidade de consultar os atores envolvidos no Currículo Integrado do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina e avaliar os tipos e a importância da comunicação utilizados nas disciplinas modulares, nos anos de 2000 e 2001. Observou-se que através da Pedagogia da Problematização os alunos têm utilizado a comunicação como um instrumento de humanização no cuidar.

Palabras llave : comunicação; ensino; enfermagem.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués