8, v.1Família do recém-nascido em UTI: há comunicação com o enfermeiro?Fatores sócio-demográficos de puérperas e assimilação de orientações em grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

FONTES, Maria Cristina F., UTYAMA, Iwa Keiko Aida e RODRIGUES, Ines Gimenes. Comunicação no currículo integrado do curso de graduação de enfermagem da Universidade Estadual Londrina. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100012&lng=pt&nrm=iso> .

A comunicação é a essência da vida e inerente ao ser humano. O enfermeiro na sua praxis estabelece as relações humanas através dos meios de comunicação. Desta forma, enquanto docentes de uma Instituição do ensino superior, valorizando este instrumento básico de enfermagem, vimos a necessidade de consultar os atores envolvidos no Currículo Integrado do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina e avaliar os tipos e a importância da comunicação utilizados nas disciplinas modulares, nos anos de 2000 e 2001. Observou-se que através da Pedagogia da Problematização os alunos têm utilizado a comunicação como um instrumento de humanização no cuidar.

Palavras-chave : comunicação; ensino; enfermagem.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português