8, v.1Communication in the integrated curriculum of the nursing graduation course at the State University of LondrinaThe communication process dimension in scientific production about neonatal nursing author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

SACAI, Sabrina and PRACA, Neide de Souza. Fatores sócio-demográficos de puérperas e assimilação de orientações em grupo. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100013&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo descritivo, exploratório, teve como objetivo avaliar a assimilação, pelas puérperas, das orientações oferecidas para grupos de mães na unidade de alojamento conjunto do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Foram realizadas entrevistas com a amostra de 24 primipuérperas, antes e após as orientações em grupo. Um segundo momento utilizando-se um instrumento tipo "check-list" ocorreu quando a pesquisadora assistia à orientação oferecida a cada grupo de mães e registrava os conteúdos abordados a fim de confrontar com as respostas das entrevistadas. Os dados foram agrupados de acordo com a afinidade do conteúdo e os resultados mostraram que a maioria das puérperas assimila as orientações oferecidas para grupos de mães. Cabe destacar que demonstraram menor assimilação as puérperas mais jovens, aquelas com menor escolaridade, mães que tiveram 5 a 6 consultas no pré-natal, e aquelas que viviam em união conjugal. Este estudo contribuiu para validar a estratégia utilizada nas orientações em grupo para as puérperas na unidade de alojamento conjunto do hospital, campo do estudo.

Keywords : puerpério; enfermagem obstétrica; alojamento conjunto.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese