8, v.1Comunicação no currículo integrado do curso de graduação de enfermagem da Universidade Estadual LondrinaDimensão do processo de comunicacão na produção científica de enfermagem neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

SACAI, Sabrina e PRACA, Neide de Souza. Fatores sócio-demográficos de puérperas e assimilação de orientações em grupo. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100013&lng=pt&nrm=iso> .

Este estudo descritivo, exploratório, teve como objetivo avaliar a assimilação, pelas puérperas, das orientações oferecidas para grupos de mães na unidade de alojamento conjunto do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Foram realizadas entrevistas com a amostra de 24 primipuérperas, antes e após as orientações em grupo. Um segundo momento utilizando-se um instrumento tipo "check-list" ocorreu quando a pesquisadora assistia à orientação oferecida a cada grupo de mães e registrava os conteúdos abordados a fim de confrontar com as respostas das entrevistadas. Os dados foram agrupados de acordo com a afinidade do conteúdo e os resultados mostraram que a maioria das puérperas assimila as orientações oferecidas para grupos de mães. Cabe destacar que demonstraram menor assimilação as puérperas mais jovens, aquelas com menor escolaridade, mães que tiveram 5 a 6 consultas no pré-natal, e aquelas que viviam em união conjugal. Este estudo contribuiu para validar a estratégia utilizada nas orientações em grupo para as puérperas na unidade de alojamento conjunto do hospital, campo do estudo.

Palavras-chave : puerpério; enfermagem obstétrica; alojamento conjunto.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português