8, v.1Sociodemographic factors of women in the puerperium and their assimilation of group orientationHelp relationship between the nurse and total laryngectomized patients in the Provox phonatory rehabilitation author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ALMEIDA, Ana Paula and KIMURA, Amélia Fumiko. Dimensão do processo de comunicacão na produção científica de enfermagem neonatal. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100014&lng=en&nrm=iso> .

O processo de comunicação é um tema que emergiu da análise dos dados da pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras sobre produção científica em enfermagem neonatal. As questões que justificam este estudo foram: descobrir o sentido desta produção e conhecer como o tema comunicação se configura na produção científica da enfermagem neonatal. Apresentou como objetivos: Descrever a dimensão do processo de comunicação na produção científica de enfermagem neonatal e verificar a freqüência de publicações segundo ano, país, idioma e tipo de publicação. Analisaram-se 1.940 resumos de publicações sobre enfermagem neonatal e identificou-se a comunicação como tema central emergente em 81 resumos. A dimensão do processo de comunicação foi composta por quatro categorias analíticas que se articularam entre si e demonstraram o estado atual do conhecimento da comunicação na enfermagem neonatal. A autoria da maioria das publicações foi norte-americana e o idioma mais adotado nas publicações foi o inglês.

Keywords : comunicação; enfermagem neonatal; produção científica.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese