8, v.1Sociodemographic factors of women in the puerperium and their assimilation of group orientationHelp relationship between the nurse and total laryngectomized patients in the Provox phonatory rehabilitation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería
SIBRACEN


Resumen

ALMEIDA, Ana Paula y KIMURA, Amélia Fumiko. Dimensão do processo de comunicacão na produção científica de enfermagem neonatal. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100014&lng=es&nrm=iso> .

O processo de comunicação é um tema que emergiu da análise dos dados da pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras sobre produção científica em enfermagem neonatal. As questões que justificam este estudo foram: descobrir o sentido desta produção e conhecer como o tema comunicação se configura na produção científica da enfermagem neonatal. Apresentou como objetivos: Descrever a dimensão do processo de comunicação na produção científica de enfermagem neonatal e verificar a freqüência de publicações segundo ano, país, idioma e tipo de publicação. Analisaram-se 1.940 resumos de publicações sobre enfermagem neonatal e identificou-se a comunicação como tema central emergente em 81 resumos. A dimensão do processo de comunicação foi composta por quatro categorias analíticas que se articularam entre si e demonstraram o estado atual do conhecimento da comunicação na enfermagem neonatal. A autoria da maioria das publicações foi norte-americana e o idioma mais adotado nas publicações foi o inglês.

Palabras llave : comunicação; enfermagem neonatal; produção científica.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués