8, v.1Fatores sócio-demográficos de puérperas e assimilação de orientações em grupoRelação de ajuda enfermeiro-paciente laringectomizado total, em reabilitação fonatória Provox índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

ALMEIDA, Ana Paula e KIMURA, Amélia Fumiko. Dimensão do processo de comunicacão na produção científica de enfermagem neonatal. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100014&lng=pt&nrm=iso> .

O processo de comunicação é um tema que emergiu da análise dos dados da pesquisa bibliográfica desenvolvida pelas autoras sobre produção científica em enfermagem neonatal. As questões que justificam este estudo foram: descobrir o sentido desta produção e conhecer como o tema comunicação se configura na produção científica da enfermagem neonatal. Apresentou como objetivos: Descrever a dimensão do processo de comunicação na produção científica de enfermagem neonatal e verificar a freqüência de publicações segundo ano, país, idioma e tipo de publicação. Analisaram-se 1.940 resumos de publicações sobre enfermagem neonatal e identificou-se a comunicação como tema central emergente em 81 resumos. A dimensão do processo de comunicação foi composta por quatro categorias analíticas que se articularam entre si e demonstraram o estado atual do conhecimento da comunicação na enfermagem neonatal. A autoria da maioria das publicações foi norte-americana e o idioma mais adotado nas publicações foi o inglês.

Palavras-chave : comunicação; enfermagem neonatal; produção científica.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português