8, v.1The communication process dimension in scientific production about neonatal nursingThe introduction of informatics in nursing practice: possibility of changes in work process management author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

BERTONCELLO, Kátia Cilene Godinho, FUREGATO, Antonia Regina F., SCATENA, Maria Cecília Morais et al. Relação de ajuda enfermeiro-paciente laringectomizado total, em reabilitação fonatória Provox. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100015&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo tem o objetivo de descrever a abordagem terapêutica relação de ajuda aplicado numa entrevista semi-estruturada, não-diretiva, centrada no paciente, que foi escolhida como técnica para a coleta de dados. Entrevistou-se um paciente laringectomizado total, em reabilitação fonatória com a prótese Provox, que participa do GARPO (Grupo de Apoio de Reabilitação de Pessoas Ostomizadas/laringectomizadas). A entrevista gravada em fita cassete, ocorreu na sala das enfermeiras do GARPO, na Casa 5 do Campus Universitário da USP-Ribeirão Preto-SP, com duração de 45 minutos. O enfermeiro procurou compreender o problema apresentado por ele e suas alternativas de solução, estabelecendo uma relação de ajuda, com interferência mínima. A análise destaca os problemas apresentados pelo paciente assim como os aspectos positivos e negativos de desempenho do enfermeiro. Conclui-se que não é sobre o diagnóstico do paciente que o enfermeiro deve atuar. Seu foco de atenção é a pessoa que se apresenta laringectomizada e seu instrumento é o uso adequado da comunicação e as técnicas de abordagem terapêutica.

Keywords : relação de ajuda; laringectomizado; reabilitação fonatória; enfermagem.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese