8, v.1Help relationship between the nurse and total laryngectomized patients in the Provox phonatory rehabilitationImplications of the use of computer networks and the internet in nursing education: its usefulness and limitations author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

SANTOS, Marcílio Sampaio dos and MARTINEZ EVORA, Yolanda Dora. A introdução da informática na prática de enfermagem: possibilidade de mudanças na gestão do processo de trabalho. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100016&lng=en&nrm=iso> .

Trata-se de uma pesquisa teórico-exploratória com revisão de estudos produzidos no Brasil e no exterior no período de 1990 a 2000. Visa saber quais os processos de trabalho que poderiam ser informatizados, a fim de liberar o enfermeiro para que possa estar mais próximo de seu paciente. Dentro desta perspectiva procurou-se compreender o uso da informatização dos diversos processos de intervenção da enfermagem no contexto hospitalar e as possibilidades de mudanças. Tem como objeto de investigação os conteúdos de vários estudos referentes ao uso de novas tecnologias no processo de trabalho do enfermeiro. Optou-se por utilizar a análise temática de conteúdo descrita por Bardin (1977) como técnica de análise de dados. O referencial teórico e a análise do conteúdo dos artigos possibilitaram detectar ruídos institucionais no dia-a-dia da enfermagem. Concluiu-se que é necessário introduzir um projeto intelectual em torno do qual se conforme novos saberes, práticas e tecnologias para mudar a cultura no gerenciamento do cuidado, reformular organogramas, eliminar rotinas e burocracias inúteis e desnecessárias. Reflexionar questões que enfatizam o cotidiano hospitalar, seus processos de trabalho e mesmo as relações de poder que se estabelecem no interior de equipes. Por fim investir em indivíduos mais livres, críticos e reflexivos.

Keywords : gerenciamento; informática; enfermagem.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese