8, v.1Relação de ajuda enfermeiro-paciente laringectomizado total, em reabilitação fonatória ProvoxImplicações do uso de computadores em rede e a internet no ensino de enfermagem: sua utilidade e limitações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

SANTOS, Marcílio Sampaio dos e MARTINEZ EVORA, Yolanda Dora. A introdução da informática na prática de enfermagem: possibilidade de mudanças na gestão do processo de trabalho. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100016&lng=pt&nrm=iso> .

Trata-se de uma pesquisa teórico-exploratória com revisão de estudos produzidos no Brasil e no exterior no período de 1990 a 2000. Visa saber quais os processos de trabalho que poderiam ser informatizados, a fim de liberar o enfermeiro para que possa estar mais próximo de seu paciente. Dentro desta perspectiva procurou-se compreender o uso da informatização dos diversos processos de intervenção da enfermagem no contexto hospitalar e as possibilidades de mudanças. Tem como objeto de investigação os conteúdos de vários estudos referentes ao uso de novas tecnologias no processo de trabalho do enfermeiro. Optou-se por utilizar a análise temática de conteúdo descrita por Bardin (1977) como técnica de análise de dados. O referencial teórico e a análise do conteúdo dos artigos possibilitaram detectar ruídos institucionais no dia-a-dia da enfermagem. Concluiu-se que é necessário introduzir um projeto intelectual em torno do qual se conforme novos saberes, práticas e tecnologias para mudar a cultura no gerenciamento do cuidado, reformular organogramas, eliminar rotinas e burocracias inúteis e desnecessárias. Reflexionar questões que enfatizam o cotidiano hospitalar, seus processos de trabalho e mesmo as relações de poder que se estabelecem no interior de equipes. Por fim investir em indivíduos mais livres, críticos e reflexivos.

Palavras-chave : gerenciamento; informática; enfermagem.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português