8, v.1Scientific production in nursing: where to publish it?Communicating with body care on the basis of emotions: nursery academics test their practice author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

CRUZ, Thais Wense de Mendonça, MENDES, Iranilde José Messias and CECILIO, Sálua. Subjetividade e promoção de saúde. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100020&lng=en&nrm=iso> .

A busca da saúde é algo mais complexo e mais amplo do que a eliminação de doença. A crescente constatação desse fato é um alerta aos pontos principais da promoção e desenvolvimento da saúde que têm sido subestimados devido a um modelo centrado na cura da doença. Objetiva-se desenvolver uma ação participativa entre pessoas de uma mesma comunidade, a fim de estimular o desenvolvimento do poder pessoal dos envolvidos para que se descubram com promotores da própria saúde. Entrevistando e promovendo encontros numa comunidade rural foram debatidos assuntos sobre a vida, a saúde e bem estar a partir das necessidades emergentes do grupo. A saúde pode ser vista como uma conquista individual a ser promovida pelos profissionais de saúde, pelas políticas públicas e pela justiça social. A saúde foi considerada uma conquista constituída pelo bem estar que é resultado da emancipação.

Keywords : subjetividade; promoção de saúde; autonomia.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese