8, v.1Subjectivity and health promotionTaking care of children at RPA (post anesthesia recuperation) - what do the nurses think and what do the assistants do: an essay about communication that blocks traumas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

HANDEM, Priscila de Castro, ROCHA, Ronilson Gonçalves and FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Comunicando com o corpo do cuidado a partir das emoções: acadêmicos de enfermagem testam sua prática. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100021&lng=en&nrm=iso> .

Trata-se de uma pesquisa "quase"-experimental vivida ao construir um boneco para apresentação e discussão, por acadêmicos do 6º período de graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade do Rio de Janeiro, quando do desenvolvimento da disciplina "Paradigmas do Saber em Enfermagem II". Os objetivos são: Explorar as emoções sentidas na confecção do boneco a partir dos sentidos paladar e tato; Investigar se a construção de um boneco como corpo do cuidado leva os acadêmicos a refletirem sobre a melhor forma de cuidar do corpo humano. Apresenta abordagem qualitativa e a estratégia para coletar informações foi a confecção de um instrumento para entrevista direcionada a dez acadêmicos que participaram da construção deste boneco, permitindo a construção de duas categorias, nomeadas: A CONTENÇÃO das EMOÇÕES do CORPO do estudante ao criar um BONECO como CORPO do CUIDADO; A EXPRESSÃO das Emoções do CORPO do estudante ao criar um BONECO como CORPO do CUIDADO. Concluímos assim que os acadêmicos, ao personificarem o boneco, passaram a oferecer-lhe cuidados especiais, dando-lhe "vida" e cuidando dele como se um "ser" fosse. Foi a imaginação que construiu a tentativa do boneco-gente onde existe uma racionalidade que é mediadora do sensível e do inteligível.

Keywords : enfermagem; cuidado; comunicação.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese