8, v.1Subjetividade e promoção de saúdeCuidar de crianças na RPA - o que pensam os enfermeiros e o que fazem os auxiliares: um ensaio sobre comunicação bloqueadora de traumas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

HANDEM, Priscila de Castro, ROCHA, Ronilson Gonçalves e FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Comunicando com o corpo do cuidado a partir das emoções: acadêmicos de enfermagem testam sua prática. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100021&lng=pt&nrm=iso> .

Trata-se de uma pesquisa "quase"-experimental vivida ao construir um boneco para apresentação e discussão, por acadêmicos do 6º período de graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade do Rio de Janeiro, quando do desenvolvimento da disciplina "Paradigmas do Saber em Enfermagem II". Os objetivos são: Explorar as emoções sentidas na confecção do boneco a partir dos sentidos paladar e tato; Investigar se a construção de um boneco como corpo do cuidado leva os acadêmicos a refletirem sobre a melhor forma de cuidar do corpo humano. Apresenta abordagem qualitativa e a estratégia para coletar informações foi a confecção de um instrumento para entrevista direcionada a dez acadêmicos que participaram da construção deste boneco, permitindo a construção de duas categorias, nomeadas: A CONTENÇÃO das EMOÇÕES do CORPO do estudante ao criar um BONECO como CORPO do CUIDADO; A EXPRESSÃO das Emoções do CORPO do estudante ao criar um BONECO como CORPO do CUIDADO. Concluímos assim que os acadêmicos, ao personificarem o boneco, passaram a oferecer-lhe cuidados especiais, dando-lhe "vida" e cuidando dele como se um "ser" fosse. Foi a imaginação que construiu a tentativa do boneco-gente onde existe uma racionalidade que é mediadora do sensível e do inteligível.

Palavras-chave : enfermagem; cuidado; comunicação.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português