8, v.1Analysis of nursing annotations: a contribution to the systemization of nursing careResearch (action) in nursing: the intraoperative non-verbal proxemic communication of the graduating student author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

CASANOVA, Edna Gurgel, PORTO, Isaura Setenta and OLIVEIRA, Rosane Mara Pontes de. O cuidado de enfermagem psiquiátrica como espaço para a comunicação na reabilitação psicossocial. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100024&lng=en&nrm=iso> .

Pesquisa sobre o cuidado de enfermagem como espaço para a comunicação na reabilitação psicossocial, em uma unidade de internação psiquiátrica. As bases teórico - conceituais resultaram da articulação entre conceitos da área de comunicação, do cuidado de enfermagem e da reabilitação psicossocial. Os dados coletados através da observação participante e de entrevistas vinculadas às situações observadas foram classificados, a partir de seu conteúdo relacionado à comunicação para a reabilitação psicossocial resultando em duas categorias: comunicação como evidência de atitudes emanadas dos princípios da reabilitação; comunicação inserida em dispositivos terapêuticos institucionais. Os resultados mostraram que os integrantes da equipe de enfermagem evidenciaram, através de suas ações, atitudes em consonância com a reabilitação psicossocial, embora de certa forma como ações espontâneas e não ativamente introjetadas. Ainda mostraram que, a comunicação ocorrida no interior dos dispositivos terapêuticos não foi sistematicamente estabelecida, dependendo da participação por interesse pessoal dos integrantes da equipe de enfermagem.

Keywords : cuidado de enfermagem psiquiátrica; reabilitação psicossocial; comunicação.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese