8, v.1Research (action) in nursing: the intraoperative non-verbal proxemic communication of the graduating studentCommunication, the information as a possibility for reducing the asymmetry between the health professional and the client author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ARAUJO, Sílvia Teresa Carvalho de, PORTO, Isaura Setenta, SANTOS, Iraci dos et al. Os sentidos corporais dos estudantes de enfermagem na aprendizagem sociopoética da comunicação não-verbal do cliente em recepção pré-operatória. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100026&lng=en&nrm=iso> .

O estudo trata das manifestações não-verbais cinésicas, proxêmicas, tacésicas e paralinguagem dos clientes em recepção pré-operatória percebidas pelos estudantes da graduação e pós-graduação. Os dados resultaram de dinâmicas utilizando símbolos representativos dos sentidos corporais e do coração. O método sociopoético através da técnica de vivência, os sentidos sócio-comunicantes do corpo, possibilitou a leitura do imaginário individual e coletivo dos sujeitos codificando 46 expressões relacionadas ao sentido visão, 27 ao tato, 20 a audição, 19 ao olfato e 14 ao paladar. Os dados analisados e apresentados parcialmente sob forma de poesias ressalta a subjetividade do cliente. O ensino desse conteúdo tem permitido a abertura dos sentidos corporais dos estudantes para percebê-la na assistência de enfermagem. Mostrou-se também um conteúdo cognoscível permitindo que a invisibilidade dos gestos, posturas, toques e sons do cliente se tornasse visível na interação. Finalmente, a tradução da comunicação não-verbal pode ser considerada um desafio dos sentidos corporais.

Keywords : enfermagem; comunicação não-verbal; período pré-operatório; sociopoética.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese