8, v.1The body senses of the nursing students in the sociopoetic learning about the non - verbal comunication of the client in preoperative receptionNursing consultation: a nurse/client communication process in the construction of citizenship author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

SOARES, Narciso Vieira and LUNARDI, Valéria Lerch. A comunicação, a informação como possibilidade de redução da assimetria entre o profissional da saúde e o cliente. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100027&lng=en&nrm=iso> .

A partir da constatação de relações verticais, autoritárias e paternalistas dos profissionais de saúde com os clientes, realizamos um aprofundamento teórico acerca das questões da ética e dos direitos do cliente no cotidiano do trabalho da enfermagem, apoiando-nos em autores que vêm abordando tais temas sobre diferentes ângulos. Neste texto abordamos, especificamente, a importância da comunicação e da troca de saberes como um instrumento para a redução de relações assimétricas entre os profissionais de saúde e os clientes.

Keywords : comunicação; ética; direito do cliente.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese