Servicios
Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería
SIBRACEN
Resumen
SOARES, Narciso Vieira y LUNARDI, Valéria Lerch. A comunicação, a informação como possibilidade de redução da assimetria entre o profissional da saúde e o cliente.. In: SIMPOSIO BRASILENO DE COMUNICACION EN ENFERMERIA, 8., 2002, San Pablo. Anales electrnicos... Escola de Enfermagem de Riberão Preto - USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100027&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 14 Mayo. 2024.
A partir da constatação de relações verticais, autoritárias e paternalistas dos profissionais de saúde com os clientes, realizamos um aprofundamento teórico acerca das questões da ética e dos direitos do cliente no cotidiano do trabalho da enfermagem, apoiando-nos em autores que vêm abordando tais temas sobre diferentes ângulos. Neste texto abordamos, especificamente, a importância da comunicação e da troca de saberes como um instrumento para a redução de relações assimétricas entre os profissionais de saúde e os clientes.
Palabras llave : comunicação; ética; direito do cliente.