8, v.1Communication during the visit to the bed as a nursing care quality factorExperiencing an encounter group with mothers of interned newborns author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

SOUSA, Rosiléa Alves de and PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Oficina de saúde sexual e reprodutiva para surdos: estratégia metodológica para minimizar ruídos de comunicação. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100032&lng=en&nrm=iso> .

Considerando que os surdos necessitam aprofundar os seus conhecimentos sobre saúde, propomo-nos a avaliar a implementação de oficinas baseadas na utilização de um manual, que intitulamos Saúde sexual e reprodutiva: Falando para surdos, dirigido para esta população e em exercícios participativos. Na tentativa de explicar os fenômenos educativos presentes neste estudo, embasamo-nos na Teoria de Freire (1980, 1993, 1994, 1999), visto que nossa proposta envolve a educação de adultos. Esta pesquisa-ação foi desenvolvida com surdos participantes de duas pastorais da Igreja Católica em Fortaleza. Os resultados mostraram que a metodologia é viável, pois os exercícios participativos reduziram as dificuldades de comunicação, além de facilitar a transmissão dos conteúdos e a avaliação da aprendizagem. Concluímos que as oficinas representam um passo importante para uma assistência de qualidade no contexto da saúde sexual e reprodutiva para surdos.

Keywords : surdez; educação em saúde; sexualidade.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese