8, v.1Sexual and reproductive health workshop for the deaf: methodological strategy for minimizing comunication problemsContent analysis of nursing team reports índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería
SIBRACEN


Resumen

CAMPOS, Antônia do Carmo Soares, CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão y SOUSA, Rosiléa Alves de. Vivenciando um grupo de encontro com mães de recém-nascidos internados. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100033&lng=es&nrm=iso> .

Trata-se de um estudobaseado no "grupo de encontro" de Carl Rogers (1994), realizado com um grupo de dez mães de recém-nascidos (RN’s) internados em Unidades de Internação Neonatológica (UIN) de alto e médio risco da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) em Fortaleza-CE. Objetivou-se oportunizar as relações interpessoais das mães e propiciar um ambiente acolhedor onde possam ser compartilhadas as experiências de situação similar. A coleta de dados aconteceu no período de 12 a 14 de novembro de 2001, quando foram realizados grupos de encontro com a duração de 45 a 60 minutos. Os depoimentos mostraram que as mães sentem-se constristadas por estarem separadas de seus bebês e que a alta hospitalar materna é motivo de grande apreensão. Concluiu-se que o grupo apresenta-se como uma oportunidade de livre expressão.

Palabras llave : neonatologia; grupo de encontro; teoria humanística.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués