8, v.1Content analysis of nursing team reportsNursing and the nurse in the view of in patients at a private hospital author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

JOHANSON, Laura, DANTAS, Claudia de Carvalho, LEITE, Joséte Luzia et al. Registro de enfermagem: sua importância no controle e prevenção da infecção relacionada a cateter venoso em clientes com HIV/AIDS. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100035&lng=en&nrm=iso> .

Registrar é, além de documentar, uma forma de comunicar, consignando por escrito as ocorrências clínicas do cliente, as ações assistenciais executadas, os problemas reais e potenciais identificados, bem como as medidas implementadas. Este estudo tem como objetivos: 1) Analisar os registros da equipe de enfermagem relacionados ao aceso venoso de clientes com HIV/Aids e; 2) Identificar nos registros de enfermagem subsídios para controle e prevenção de infecção relacionada a cateter nesses clientes. Trata-se de pesquisa quantitativa desenvolvida num hospital universitário do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados mediante consulta aos prontuários de clientes com HIV/Aids, através de um formulário. Observou-se que a distribuição das 126 anotações investigadas era de apenas uma em cada turno de serviço. Em sua maioria eram feitas por técnicos, auxiliares e estagiários de enfermagem do nível médio. Constatou-se que tais registros são repetitivos e não abrangem questões importantes como: o curativo, os sinais flogísticos e as complicações locais, o que pode comprometer sua função comunicativa na prevenção e controle da infecção relacionada ao cateter venoso.

Keywords : registro de enfermagem; enfermagem; infecção hospitalar.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese