8, v.1The neutrality principle as nurse - family interaction strategyHome care producing subjectivity and possibilities of (re)creation of health work author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

LUIS, Margarita A.V., PILLON, Sandra C, COSTA, Lílian A. et al. O que os estudantes captam nas propagandas sobre álcool e drogas: um estudo piloto. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100041&lng=en&nrm=iso> .

Estudos epidemiológicos indicam que a adolescência tem sido considerado um grupo vulnerável ao experimento de substâncias psicoativas e vários são os fatores que podem contribuir para isso. A presente investigação constitui-se de um estudo piloto afim de obter subsídios para uma investigação maior sobre a opinião e o conhecimento sobre a propagandas preventivas do uso de álcool, fumo e drogas dos estudantes do ensino médio. Através de uma amostra estratificada por sorteio, foram avaliados 45 estudantes (33,74%) do ensino médio de uma escola particular. Os dados mostram que as propagandas preventivas foram vistos e lembrados pela maioria dos entrevistados, sugerindo que para esta amostra foi satisfatória. A televisão por unanimidade, foi um dos meios de comunicação de maior representatividade pelo qual os participantes captaram tais propagandas. Concluindo que há uma incongruência entre as respostas dos alunos, relativo ao contato, principalmente através da televisão com propagandas preventivas e o que eles conseguiram descrever do que assistiram, o objetivo de que aparentemente a campanha, ou seja a conscientização sobre as questões referentes ao álcool, fumo e drogas e a prevenção do seu uso, não está sendo plenamente atingida. As propagandas preventivas mais lembradas referiam-se ao uso do álcool seguido pelo fumo.

Keywords : adolescentes; propaganda; drogas.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese