8, v.1Welcoming reception: a reflection on alterity in the relation among workers and clients in the work of the basic health networkPictorial communication applied as a strategy for teaching the NANDA taxonomy: experience report author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

PUPULIM, Jussara Simone Lenzi and SAWADA, Namie Okino. Reflexões acerca da comunicação enfermeiro-paciente relacionada à invasão da privacidade. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100045&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo tem por objetivo alertar os enfermeiros sobre como a invasão da privacidade pode dificultar a relação interpessoal enfermeiro/paciente. Destaca-se a importância da comunicação como instrumento facilitador do processo de interação, bem como a de atitudes e comportamentos que demonstrem respeito e consideração pelas características individuais de cada paciente. Ressalta-se a comunicação não-verbal como meio de transmissão de mensagens, por vezes mais expressiva e influente que a forma verbal. Concomitantemente, é necessário conquistar a confiança do paciente respeitando e protegendo a sua privacidade. Para tal, o enfermeiro deve ser capaz de captar as mensagens emitidas e de interpreta-las, procurando compreender as necessidades de cada indivíduo, a fim de estabelecer um relacionamento fundamentado na confiança e respeito mútuo. A enfermagem precisa aprimorar a sua comunicabilidade, que muitas vezes é um dom, mas pode e deve ser desenvolvida. Um processo de comunicação eficiente é imprescindível para a implementação de uma assistência de enfermagem de qualidade, personalizada e holística.

Keywords : comunicação; relações interpessoais; privacidade; enfermagem.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese