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Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

ARREGUY-SENA, Cristina, STUCHI, Rosamary Aparecida Garcia e CARVALHO, Emília Campos de. Comunicação por imagem aplicada como estratégia de ensino da taxonomia da NANDA: relato de experiência. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100046&lng=pt&nrm=iso> .

O uso do diagnóstico de enfermagem para descrever as situações pelas quais o profissional enfermeiro é o responsável é uma tendência crescente, sendo a taxonomia da NANDA a modalidade mais divulgada no Brasil. A assimilação da estrutura e da articulação dos componentes dos cinco tipos de diagnósticos de enfermagem por alunos de graduação e pós-graduação é uma dificuldade que temos constatado em nossa prática docente. Diante do exposto, descrevemos nossa experiência com o uso da comparação dos componentes de um trem aos elementos que formam cada tipo de diagnóstico de enfermagem com vistas a favorecer a comunicação e a assimilação da estrutura da taxonomia da NANDA. Comparamos o título do diagnóstico com uma locomotiva, a definição com os trilhos, as características definidoras, os fatores relacionados e os fatores de risco aos vagões e os conectores aos elos da ligação entre a locomotiva e os vagões e destes entre si. A utilização da similaridade dos componentes dos diagnósticos de enfermagem à estrutura de um trem foi testada em curso de capacitação e no ensino de graduação, especialização, mestrado e doutorado tendo sido de êxito a avaliação dos participantes para sua compreensão.

Palavras-chave : comunicação; enfermagem; ensino.

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