8, v.1Pictorial communication applied as a strategy for teaching the NANDA taxonomy: experience reportThe communication between the team and parents at a neonatal intensive care unit of a university hospital author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

ARREGUY-SENA, Cristina and CARVALHO, Emília Campos de. A comunicação da equipe de enfermagem sobre a localização do sítio de inserção de dispositivo(s) endovenoso(s): construção e manuseio de instrumento. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100047&lng=en&nrm=iso> .

A punção e a manutenção de uma veia periférica ou central ou de artéria são atividades que envolvem a atuação multidisciplinar. Embora a enfermagem possua uma interface de destaque na responsabilidade de inserção das punções venosa periféricas, na manutenção e remoção das outras modalidades de punção, as informações a respeito das punções precisam ser compartilhadas com toda a equipe de saúde, pois parte delas são geradas por outros profissionais ou podem subsidiar tomada de decisões à respeito do assunto. Objetivamos descrever a construção e o manuseio de um instrumento destinado a localização do sítio de inserção dos dispositivos venosos e capaz de identificar o tipo, o calibre, a data de inserção, ou seja, requisitos indispensáveis ao controle do sítio de inserção e áreas adjacentes. O instrumento, criado em out/nov/2001, foi antecedido por testagem em 72 pessoas e aplicado a 492 clientes de ambos os gêneros que se encontravam internados. Foram 1480 sítios endovenosos periféricos e centrais registrados diariamente durante 62 dias de acompanhamento. Em diferentes situações o instrumento comporta o registro da dinâmica de uso dos vasos sanguíneos e foi manuseado pela equipe multiprofissional e multidisciplinar, quando os códigos usados eram previamente conhecidos.

Keywords : comunicação; enfermagem; punção venosa.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese