8, v.1A comunicação entre a equipe e os pais em uma UTI neonatal de um hospital universitárioA comunicação como ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

HOGA, Luiza Akiko Komura, FELIX, Carla Cristiane Paz, BALDINI, Patrícia et al. Relacionamento interpessoal: fator relevante da assistência ao parto na avaliação de puérperas. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100049&lng=pt&nrm=iso> .

Trata-se de parte dos resultados da pesquisa "Atuação da enfermeira obstétrica na assistência ao nascimento e parto: avaliação da experiência da mulher e sua família", que teve o objetivo geral de avaliar a assistência ao parto entre mulheres atendidas em unidades hospitalares participantes do projeto "Inserção da enfermeira obstétrica na assistência ao parto na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo". Um dos objetivos específicos da pesquisa acima mencionada foi conhecer a avaliação das mulheres e seus acompanhantes em relação à assistência ao parto recebida, a partir da perspectiva individual e subjetiva deles. Os resultados referentes a este objetivo específico demonstraram que o relacionamento interpessoal representa um dos fatores mais relevantes da assistência ao parto, segundo a avaliação feita por puérperas e respectivos familiares. Assim sendo, a avaliação da assistência ao parto foi positiva quando do estabelecimento de relacionamento interpessoal adequado por parte dos profissionais e negativa, quando estes se mostraram negligentes neste aspecto.

Palavras-chave : parto; avaliação; enfermagem obstétrica.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português