8, v.1The woman as a care object/subjectThe interfaces of surgical programming: from tradition to informatization author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

MENDOZA, Aurora Zamora, HERNANDEZ CASTANON, Maria Alejandra and LUIS, Margarita Antonia Villar. Importância da comunicação na avaliação da qualidade da atenção de enfermagem e a satisfação da mulher depois do parto. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100054&lng=en&nrm=iso> .

Para avaliar a qualidade da atenção de enfermagem é necessário o questionamento sobre a atenção oferecida ao usuário e como ele a percebe, destacando como se desenvolve o processo de comunicação entre o pessoal de enfermagem e os pacientes que recebem o serviço, entre os chefes de serviço e pessoal de enfermagem e como isso afeta a satisfação laboral. O objetivo da investigação é avaliar a qualidade de atenção proporcionada pelo pessoal de enfermagem e sua relação com a satisfação dos pacientes em serviço de Puerperio de Baixo Risco (PBR). Trata-se de estudo quantitativo, transversal e descritivo, pois estabelece fatores de risco e avalia os diversos atributos do processo, destacando a idade, o número de filhos, o controle pré-natal e ocupação. Como resultado desta pesquisa, observou-se que a satisfação da mulher depois do parto não mostrou congruência entre a atenção esperada e a recebida; no caso da qualidade da atenção oferecida pela enfermagem, esta a percebe como deficiente, embora no concepção das usuárias do serviço ela seja aceitável. Concluindo as usuárias consideram bom o serviço, porém há ainda grandes possibilidades para melhorar a qualidade da atenção nesse local.

Keywords : qualidade da atenção; comunicação; fatores de risco.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese