8, v.1As interfaces da programação cirúrgica: da tradição à informatizaçãoO relacionamento interpessoal e a comunicação nas salas de pré-parto e parto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

CENTA, Maria de Lourdes, CHAVES, Maria Marta Nolasco e MOREIRA, Elaine Cristhine. O processo comunicacional vivenciado pelos idosos em instituição asilar. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 03 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100056&lng=pt&nrm=iso> .

Este estudo procurou a relação comunicativa existente entre os idosos internados numa Instituição de asilamento, filantrópica, da cidade de Curitiba, e seus familiares, com a finalidade de planejar e executar ações de enfermagem que valorizem o idoso e proporcionem sua reinserção no meio familiar e social. É um estudo exploratório descritivo, realizado com 9 idosos, com idade entre 60 a 86, anos internados de 7 dias a mais de 6 anos nesta instituição. Neste trabalho, foi seguido o que preconiza a Resolução 196/MS. Os dados foram colhidos através de entrevista semi estruturada onde procuramos obter informações que retratassem o processo comunicacional vivido pelo idoso institucionalizado e sua família. Após análise dos dados, eles foram agrupados em categorias, as quais mostram o processo de interação, comunicação e vivência intra-familiar e institucional. Foram obtidas as seguintes categorias: moradia anterior; relacionamento com familiares; tomando decisão; motivo da internação; e sentimento relacionado ao asilamento. Através dos resultados obtidos pudemos compreender a importância da comunicação entre idoso e família no processo de enfrentamento da senilidade e senescência.

Palavras-chave : comunicação; idoso; família.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português