8, v.1Interpersonal relation and communication in the childbirth and delivery roomsNetwork availability of the work designation of the nursing team at the hospital das clínicas of the UFMG author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

CENTA, Maria de Lourdes, OBERHOFER, Patrícia de Resende and CHAMMAS, Jorge. A comunicação entre a puérpera e o profissional de saúde. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100058&lng=en&nrm=iso> .

O ciclo gravídico-puerperal representa um período de intensas transformações biopsicossociais na vida da mulher e de sua família. Vários fatores podem interferir nesta fase do ciclo de vida da mulher, entre eles o processo comunicacional estabelecido entre o profissional de saúde e a mulher. O objetivo geral deste estudo é identificar como se estabelece a comunicação entre o profissional de saúde, a puérpera e sua família. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo desenvolvida em um hospital universitário da cidade de Curitiba. A coleta de dados baseou-se em entrevista individual. Todas as normas da Resolução 196/96 - Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas em Seres Humanos foram respeitadas. Observou-se que muitos profissionais não estão aptos a estabelecer uma comunicação adequada com a mulher durante seu ciclo gravídico-puerperal, a falta de vínculo entre a cliente e o profissional de saúde, representa uma importante barreira para a efetivação da comunicação entre eles. Baseado na análise dos dados, pode-se concluir que o processo comunicacional entre a puérpera e o profissional de saúde dá-se de forma inadequada, desta foram, comprometendo toda a assistência à ele prestada durante este período.

Keywords : profissional de saúde; comunicação; mulher.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese