8, v.2The nursing workers’s verbal and non-verbal communication and implications for the quality of sputum specimens for diagnosing pulmonary tuberculosis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

IGUE, Cristina Emiko, ROLIM, Marli Alves y STEFANELLI, Maguida Costa. O suicídio e suas representações sociais: esquemas organizadores da comunicação acerca do fenômeno. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200001&lng=es&nrm=iso> .

Identificar as representações que os membros de uma equipe de enfermagem constróem acerca do fenômeno suicídio em instituição psiquiátrica, constitui-se no objetivo do presente estudo. Foram entrevistados 20 membros da equipe de enfermagem (10 enfermeiros e 10 auxiliares de enfermagem). Considerou-se os aspctos éticos da pesquisa. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, segundo Bardin, tendo como suporte a ótica do referencial teórico metodológico das representações sociais de Moscovici. Escolha própria, fuga, falta de perspectiva, agressão dirigida a si e aos outros, fenômeno ligado a patologias psiquiátricas e doenças orgânicas graves foram os temas que delinearam a categoria "Suicídio - como compreendê-lo?" A importância de conhecer as representações sociais dos profissionais acerca do suicídio reside no fato de que elas "se constituem em núcleos estruturantes, ou seja, esquemas organizadores das interpretações e comunicações que não só possibilitam a compreensão social como também orientam a ação" (SPINK, 1989).

Palabras llave : suicídio; enfermagem psiquiátrica; sofrimento psíquico.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués