8, v.2A comunicação verbal e não-verbal do pessoal de enfermagem e suas implicações na qualidade das amostras de escarro para o diagnóstico da tuberculose pulmonar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

IGUE, Cristina Emiko, ROLIM, Marli Alves e STEFANELLI, Maguida Costa. O suicídio e suas representações sociais: esquemas organizadores da comunicação acerca do fenômeno. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 05 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200001&lng=pt&nrm=iso> .

Identificar as representações que os membros de uma equipe de enfermagem constróem acerca do fenômeno suicídio em instituição psiquiátrica, constitui-se no objetivo do presente estudo. Foram entrevistados 20 membros da equipe de enfermagem (10 enfermeiros e 10 auxiliares de enfermagem). Considerou-se os aspctos éticos da pesquisa. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, segundo Bardin, tendo como suporte a ótica do referencial teórico metodológico das representações sociais de Moscovici. Escolha própria, fuga, falta de perspectiva, agressão dirigida a si e aos outros, fenômeno ligado a patologias psiquiátricas e doenças orgânicas graves foram os temas que delinearam a categoria "Suicídio - como compreendê-lo?" A importância de conhecer as representações sociais dos profissionais acerca do suicídio reside no fato de que elas "se constituem em núcleos estruturantes, ou seja, esquemas organizadores das interpretações e comunicações que não só possibilitam a compreensão social como também orientam a ação" (SPINK, 1989).

Palavras-chave : suicídio; enfermagem psiquiátrica; sofrimento psíquico.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português