8, v.2Suicide and its social representations: schemes for organizing communication about the phenomenonHuman rights regarding sexual orientation author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

MAZZAIA, Maria Cristina. A comunicação verbal e não-verbal do pessoal de enfermagem e suas implicações na qualidade das amostras de escarro para o diagnóstico da tuberculose pulmonar. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200002&lng=en&nrm=iso> .

No Brasil a baciloscopia direta do escarro permanece como medida prioritária para o diagnóstico da tuberculose pulmonar pelo PNCT (Programa Nacional de Controle da Tuberculose) do Ministério da Saúde por ser um método rápido, seguro e de baixo custo. Colaborando com trabalhos anteriores este teve como objetivo identificar aspectos da comunicação verbal e não-verbal do pessoal de enfermagem no momento da orientação do paciente para a colheita da amostra de escarro, através de uma pesquisa não-experimental na forma de estudo descritivo, que utilizou recursos da análise qualitativa para seu desenvolvimento. Para tanto, foi elaborado um roteiro de observação contendo itens relacionados à comunicação verbal e não-verbal. A observação não-participante foi utilizada como recurso para a coleta dos dados. Os resultados deste estudo demonstram que o pessoal de enfermagem não observa o uso de habilidades interpessoais durante o atendimento, dificultando o desenvolvimento das ações do PNCT.

Keywords : habilidades interpessoais; amostras de escarro; orientação.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese