8, v.2Suicide and its social representations: schemes for organizing communication about the phenomenonHuman rights regarding sexual orientation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN


Resumen

MAZZAIA, Maria Cristina. A comunicação verbal e não-verbal do pessoal de enfermagem e suas implicações na qualidade das amostras de escarro para o diagnóstico da tuberculose pulmonar. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200002&lng=es&nrm=iso> .

No Brasil a baciloscopia direta do escarro permanece como medida prioritária para o diagnóstico da tuberculose pulmonar pelo PNCT (Programa Nacional de Controle da Tuberculose) do Ministério da Saúde por ser um método rápido, seguro e de baixo custo. Colaborando com trabalhos anteriores este teve como objetivo identificar aspectos da comunicação verbal e não-verbal do pessoal de enfermagem no momento da orientação do paciente para a colheita da amostra de escarro, através de uma pesquisa não-experimental na forma de estudo descritivo, que utilizou recursos da análise qualitativa para seu desenvolvimento. Para tanto, foi elaborado um roteiro de observação contendo itens relacionados à comunicação verbal e não-verbal. A observação não-participante foi utilizada como recurso para a coleta dos dados. Os resultados deste estudo demonstram que o pessoal de enfermagem não observa o uso de habilidades interpessoais durante o atendimento, dificultando o desenvolvimento das ações do PNCT.

Palabras llave : habilidades interpessoais; amostras de escarro; orientação.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués