8, v.2O suicídio e suas representações sociais: esquemas organizadores da comunicação acerca do fenômenoDireitos do ser humano na opção sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Mazzaia Maria Cristina. A comunicação verbal e não-verbal do pessoal de enfermagem e suas implicações na qualidade das amostras de escarro para o diagnóstico da tuberculose pulmonar. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Maio 02]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200002&lng=pt&nrm=van .

No Brasil a baciloscopia direta do escarro permanece como medida prioritária para o diagnóstico da tuberculose pulmonar pelo PNCT (Programa Nacional de Controle da Tuberculose) do Ministério da Saúde por ser um método rápido, seguro e de baixo custo. Colaborando com trabalhos anteriores este teve como objetivo identificar aspectos da comunicação verbal e não-verbal do pessoal de enfermagem no momento da orientação do paciente para a colheita da amostra de escarro, através de uma pesquisa não-experimental na forma de estudo descritivo, que utilizou recursos da análise qualitativa para seu desenvolvimento. Para tanto, foi elaborado um roteiro de observação contendo itens relacionados à comunicação verbal e não-verbal. A observação não-participante foi utilizada como recurso para a coleta dos dados. Os resultados deste estudo demonstram que o pessoal de enfermagem não observa o uso de habilidades interpessoais durante o atendimento, dificultando o desenvolvimento das ações do PNCT.

Palavras-chave : habilidades interpessoais; amostras de escarro; orientação.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português