8, v.2A comunicação verbal e não-verbal do pessoal de enfermagem e suas implicações na qualidade das amostras de escarro para o diagnóstico da tuberculose pulmonarA comunicação e sua influência no relacionamento professor/aluno durante o processo de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

IVO, Maria Lúcia, PELIZARO, Marília Augusta Ivo e ZALESKI, Elizabeth Gonçalves Ferreira. Direitos do ser humano na opção sexual. In Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 05 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200003&lng=pt&nrm=iso> .

Vivemos em uma sociedade, onde os valores dominantes referem a vínculos heterossexuais, repressões referentes à homossexualidade, advindo destes limites um comportamento hipócrita em que o conceito de igualdade, enquanto cidadãos, é esquecido na prática, embora seja ardentemente defendido no discurso das pessoas. Desta forma, o objetivo desta investigação, é buscar subsídios teóricos capaz de definir, situar e refletir a Homossexualidade, sobretudo a masculina. Na metodologia, desenvolvemos um estudo bibliográfico, realizado no primeiro semestre de 1998, em fontes formalmente publicadas, no período entre 1970 a 1996. Nos resultados, enfatizamos o ser humano como Ser Social, cabendo admitir a sexualidade como Direito Social, reprovando determinados limites. Sabemos que da repressão emergem comportamentos eivados de violabilidade, comprometendo a qualidade de vida do homem e da comunidade. Refletir esta questão exige da família, da escola, de todos os setores da sociedade uma postura de respeitá-los como seres humanos, deixando-os viver plenamente sua sexualidade.

Palavras-chave : sexualidade; homossexualidade; opção sexual.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português