8, v.2Human rights regarding sexual orientationAdolescent pregnancy and discourse author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

SOUZA, Mônica Dilene de. A comunicação e sua influência no relacionamento professor/aluno durante o processo de aprendizagem.. In: BRAZILIAN NURSING COMMUNICATION SYMPOSIUM, 8., 2002, São Paulo. Proceedings online... Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200004&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 23 May. 2022.

A comunicação, embora muito discutida no relacionamento enfermeiro/paciente, é um tema pouco abordado quando envolve professor/aluno de enfermagem. Pode-se observar a dificuldade do docente em manter laços com quem está ao seu lado, de integrar-se ao aluno em sala de aula ou na prática. Como profissional da área de ensino em enfermagem, foi objeto de inquietação no presente estudo a questão comunicacional e relacionamento interpessoal. Neste estudo é feito uma revisão da literatura, com objetivo de compreender a comunicação identificando os fatores significativos no estabelecimento do relacionamento interpessoal com o propósito de facilitar o relacionamento interpessoal e aprendizagem, utilizando a comunicação. A revisão aponta para a necessidade de maior habilidade do docente para captar mensagens e interpretá-las para transformar a realidade.

Keywords : comunicação; enfermagem; relacionamento.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese