Servicios
Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria
SIBRACEN
Resumen
SOUZA, Mônica Dilene de. A comunicação e sua influência no relacionamento professor/aluno durante o processo de aprendizagem. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermaria, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 24 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200004&lng=es&nrm=iso> .
A comunicação, embora muito discutida no relacionamento enfermeiro/paciente, é um tema pouco abordado quando envolve professor/aluno de enfermagem. Pode-se observar a dificuldade do docente em manter laços com quem está ao seu lado, de integrar-se ao aluno em sala de aula ou na prática. Como profissional da área de ensino em enfermagem, foi objeto de inquietação no presente estudo a questão comunicacional e relacionamento interpessoal. Neste estudo é feito uma revisão da literatura, com objetivo de compreender a comunicação identificando os fatores significativos no estabelecimento do relacionamento interpessoal com o propósito de facilitar o relacionamento interpessoal e aprendizagem, utilizando a comunicação. A revisão aponta para a necessidade de maior habilidade do docente para captar mensagens e interpretá-las para transformar a realidade.
Palabras llave : comunicação; enfermagem; relacionamento.