8, v.2Direitos do ser humano na opção sexualGravidez na adolescência e os discursos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Souza Mônica Dilene de. A comunicação e sua influência no relacionamento professor/aluno durante o processo de aprendizagem. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 19]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200004&lng=pt&nrm=van .

A comunicação, embora muito discutida no relacionamento enfermeiro/paciente, é um tema pouco abordado quando envolve professor/aluno de enfermagem. Pode-se observar a dificuldade do docente em manter laços com quem está ao seu lado, de integrar-se ao aluno em sala de aula ou na prática. Como profissional da área de ensino em enfermagem, foi objeto de inquietação no presente estudo a questão comunicacional e relacionamento interpessoal. Neste estudo é feito uma revisão da literatura, com objetivo de compreender a comunicação identificando os fatores significativos no estabelecimento do relacionamento interpessoal com o propósito de facilitar o relacionamento interpessoal e aprendizagem, utilizando a comunicação. A revisão aponta para a necessidade de maior habilidade do docente para captar mensagens e interpretá-las para transformar a realidade.

Palavras-chave : comunicação; enfermagem; relacionamento.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português