Serviços
Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN
Resumo
Souza Mônica Dilene de. A comunicação e sua influência no relacionamento professor/aluno durante o processo de aprendizagem. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002 Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 19]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200004&lng=pt&nrm=van .
A comunicação, embora muito discutida no relacionamento enfermeiro/paciente, é um tema pouco abordado quando envolve professor/aluno de enfermagem. Pode-se observar a dificuldade do docente em manter laços com quem está ao seu lado, de integrar-se ao aluno em sala de aula ou na prática. Como profissional da área de ensino em enfermagem, foi objeto de inquietação no presente estudo a questão comunicacional e relacionamento interpessoal. Neste estudo é feito uma revisão da literatura, com objetivo de compreender a comunicação identificando os fatores significativos no estabelecimento do relacionamento interpessoal com o propósito de facilitar o relacionamento interpessoal e aprendizagem, utilizando a comunicação. A revisão aponta para a necessidade de maior habilidade do docente para captar mensagens e interpretá-las para transformar a realidade.
Palavras-chave : comunicação; enfermagem; relacionamento.