8, v.2Communication and its influence on the teacher/student relation during the learning processDance therapy in the group for the support and rehabilitation of ostomized and laringectomized people (GARPO): an assessment study author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

TRINDADE, Ruth França Cizino da and ALMEIDA, Ana Maria de. Gravidez na adolescência e os discursos. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200005&lng=en&nrm=iso> .

O discurso é fruto de que a linguagem tem dualidade constitutiva e que a compreensão do fenômeno da linguagem não deve ser buscada apenas na língua, mas num nível situado fora da língua/fala. O discurso sobre a gravidez em adolescente apresenta um contraste entre a fala oficial e a experiência vivida. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo discutir a alteridade frente aos discursos, sobre a gravidez em adolescente e como este processo é articulado pelos diversos sujeitos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa utilizando a análise do discurso. Observou-se que a gravidez pode ser vivenciada pela adolescente como uma experiência que acontece fora dela, e sua ocorrência é revestida de simbolismo tendo entre si variáveis objetivas e subjetivas. Os discursos, político, econômico e cientifico procuram interpretar o sentido destas gravidezes para a vida da mulher, como também para a sociedade. Este estudo teve a intenção de realizar uma aproximação do conceito de alteridade realizando a análise de discursos a respeito de adolescentes grávidas, buscando a compreensão desses discursos para aplicação em intervenções com essa população. Este estudo também apresentou a oportunidade de desenvolver uma nova maneira de interpretação.

Keywords : gravidez na adolescência; alteridade; profissional de saúde.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese