8, v.2A comunicação e sua influência no relacionamento professor/aluno durante o processo de aprendizagemTerapia pela dança no grupo de grupo de apoio e reabilitação a pessoa ostomizada - laringectomizados (GARPO): um estudo de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem
SIBRACEN


Resumo

Trindade Ruth França Cizino da, Almeida Ana Maria de. Gravidez na adolescência e os discursos. In: Anais do 8. Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem [Anais online]; 2002  Maio 02-03; São Paulo, SP, Brasil. 2002 [citado 2024 Abr 16]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200005&lng=pt&nrm=van .

O discurso é fruto de que a linguagem tem dualidade constitutiva e que a compreensão do fenômeno da linguagem não deve ser buscada apenas na língua, mas num nível situado fora da língua/fala. O discurso sobre a gravidez em adolescente apresenta um contraste entre a fala oficial e a experiência vivida. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo discutir a alteridade frente aos discursos, sobre a gravidez em adolescente e como este processo é articulado pelos diversos sujeitos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa utilizando a análise do discurso. Observou-se que a gravidez pode ser vivenciada pela adolescente como uma experiência que acontece fora dela, e sua ocorrência é revestida de simbolismo tendo entre si variáveis objetivas e subjetivas. Os discursos, político, econômico e cientifico procuram interpretar o sentido destas gravidezes para a vida da mulher, como também para a sociedade. Este estudo teve a intenção de realizar uma aproximação do conceito de alteridade realizando a análise de discursos a respeito de adolescentes grávidas, buscando a compreensão desses discursos para aplicação em intervenções com essa população. Este estudo também apresentou a oportunidade de desenvolver uma nova maneira de interpretação.

Palavras-chave : gravidez na adolescência; alteridade; profissional de saúde.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português