8, v.2Adolescent pregnancy and discourseOtherness and breast cancer: an analysis based on discourse author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

PETO, Ana Carla, SAWADA, Namie Okino and ZAGO, Marcia Maria Fontão. Terapia pela dança no grupo de grupo de apoio e reabilitação a pessoa ostomizada - laringectomizados (GARPO): um estudo de avaliação. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 04 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000200006&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo tem como objetivo avaliar a ação que a dança exerceu durante três anos na reabilitação do laringectomizado. O período de coleta de dados foi de agosto de 1998 a 2001, a amostra constou de 20 laringectomizados de ambos os sexos com faixa etária de 60 a 80 anos que participam do GARPO. Utilizou-se entrevista semi-estruturada, observação e dinâmica de grupo com exercícios de dança. Os resultados mostraram que em três anos de trabalho foram aumentadas as freqüências e o número dos exercícios de dança, aumentando portando a resistência física dos laringectomizados no pós-operatório. Concluímos também que houve melhora da conscientização corporal, comunicação, coordenação motora, equilíbrio e criatividade; demonstração de alegria, prazer e entusiasmo e mudanças satisfatórias na postura corporal.

Keywords : laringectomia; terapia pela dança.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese